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tensão,ovo novelo e plano-piloto para a poesia concreta


O plano-piloto para a poesia concreta publicado em 1958, em noigandres, se realizou na tentativa de esclarecer as intenções dessa nova abordagem poética, que não se interessava pela estrutura linear e discursiva do verso.
A proposta dos irmãos Campos e de Décio Pignatari sobre a poesia concreta não era, a meu ver, de uma ruptura com o passado, mas sim de uma evolução das formas poéticas antes utilizadas. Essa teoria se coloca como linha de frente para a poética voltada para além dos recursos verbais.
 Os recursos espaciais, como também os sonoros ganham grande importância na construção do sentido. Muitos são os poemas publicados por Augusto de Campos que se relacionam com as ideias presentes no plano-piloto. No entanto, neste trabalho será tratado apenas dois poemas, como “Tensão” e “Ovo novelo”.
No poema “Tensão”, é possível perceber a comunicação entre a linguagem verbal, visual e também sonora.


com                                        can
som                                        tem



com                                        ten                                         tam
tem                                        são                                         bem



                                               tom                                        sem
                                               bem                                       som

Como é proposto no plano-piloto o poema valoriza o espaço e suas formas geométricas, em que seu eixo fixo se dá em ten/são, que se realiza nos três planos. No plano verbal a tensão se coloca com a quebra da discursividade, já no plano sonoro, se instala pelos trocadilhos em que, as palavras possuem as mesmas características sonoras e a tensão do plano visual se dá, pelas múltiplas formas de ser ler o poema. A partir de uma perspectiva semântica que se liga a forma há também, a tensão entre as duas extremidades com som x sem som. O que se realiza é uma simultaneidade da comunicação verbal e não verbal.
 Já o poema ovo novelo se relaciona com o aspecto do isomorfismo tratado pelo plano piloto para a poesia concreta, em que a forma do poema imita a forma oval.  O diversos efeitos sonoros e visuais servem de estrutura para a temática do nascimento e do ser humano como mero número zero no mundo. 
Pollyanna Nunes Ramalho




CAMPOS, Auguto de. Ovo Novelo. In: Viva Vaia. São Paulo, Ateliê Editorial, 2001. 

CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo; PIGNATARI, Décio. Teoria da 
poesia concreta. São Paulo, edição dos autores, 1958.

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